Guia do Usuário iK-1000

3.0 Utilizando seu Iksolution Softphone

 

3.1 Realizando uma ligação

Uma vez conectado, o seu softphone está pronto para fazer e receber ligações.

Quando todos os canais (linhas) estão disponíveis, ao discar um número, o canal número 1 é automaticamente ocupado.

Caso pelo menos um dos canais esteja em uso, será necessário selecionar um canal disponível antes de inserir o número a ser discado.

Há três formas para inserir o número a ser discado:

Você pode utilizar os botões do teclado numérico do softphone, digitar os números diretamente no teclado ou utilizar o recurso de copiar e colar.

Quando terminar de inserir o número desejado, clique no botão “Ligar” ou pressione a tecla ENTER. Obs: Como em um telefone convencional,após digitar o número desejado, a ligação é iniciada independentemente de clicar o ENTER após 2 segundos.

Assim como nos telefones convencionais, você irá ouvir um tom de discar enquanto estiver ligando para o número desejado.

Enquanto a ligação estiver chamando, o Visor exibe o status “Ligando”...e assim que a ligação é estabelecida, o Visor muda para “Tocando...”

Quando a ligação é atendida, o Visor passa a exibir a duração da ligação.

A ilustração abaixo exibe seu softphone realizando uma ligação no canal 1:

A tabela abaixo ilustra os tipos de ligações que podem ser efetuados e as formas de discagem:

Tipo de Ligação Forma de Discagem
Ligações Locais Número direto - Ex: 31548306
Ligações Interurbanas(DDD) 0 + DDD + Número - Ex: 01938081172
Ligações Internacionais (DDI) 00 + DDI + Cod. Regional + Número Ex: 00 44 38 8889-9000 (Reino Unido)
Ligações entre Ramais/Contatos Na lista de contatos, clique no ou na tela de chat para estabelecer chamada P2P.














 

3.2 Recebendo uma Ligação:

Assim como nos telefones tradicionais, você vai ouvir um tom de campainha quando estiver recebendo uma chamada. Basta levantar o mono fone da posição de descanso para atender a ligação ou clicando em Ligar/Aceitar ou ainda em viva voz pelo próprio teclado IK-1000 clicando o botão direito. Enquanto a ligação estiver chamando, o Visor exibe o status “Chamando..”. Quando a ligação é atendida, o Visor passa a exibir a duração da chamada.

Caso você receba uma nova ligação enquanto estiver em outra chamada, o botão do próximo canal disponível piscará e um “BIP” tocará sinalizando uma ligação pendente. Abaixo, a imagem que aparece no canto inferior de seu computador ao receber uma chamada:

 

3.3 Encerrando uma Ligação:

Para finalizar ou recusar uma ligação basta pressionar o botão “FINALIZAR” ou pressionar a tecla ESC.

A ligação é encerrada assim que um dos lados desliga.

Após finalizar ou recusar uma ligação, é exibida no Visor a mensagem “Ligação Finalizada”.

Após finalizar uma ligação é criado um item no histórico com informações da ligação (número discado, data, duração, por exemplo...). Como padrão, todas as ligações são armazenadas no Histórico.

 

3.4 Realizando uma Chamada com Vídeo:

Para iniciar uma chamada com vídeo, siga os passos abaixo:

-Verifique se sua câmera está ligada e selecione a aba na Lista de Presença

1- Escolha um contato que possua câmera, a lista de presença informa os contatos com câmera disponível através do ícone , dessa forma os dois lados poderão enviar e receber imagens de vídeo.

2- Abra uma janela de chat com este contato. Basta dar duplo clique no contato: Uma nova janela será exibida, clique no botão “Chamada de Vídeo” para iniciar:

 

3.4.1 Chamada de Vídeo utilizando a janela de Chat:

A chamada de vídeo utilizando a janela de chat é feita da mesma forma que uma chamada de áudio, você deve apenas habilitar sua câmera de vídeo antes de iniciar a chamada, e para isso, basta clicar no ícone na janela de chat, caso sua câmera de vídeo não esteja instalada, você deve apenas clicar no botão ligar para iniciar uma chamada.

 

3.5 Utilizando os recursos de seu Iksolution Softphone:

 

3.5.1 Mudo:

Se você desejar que o interlocutor da ligação não ouça o que você está falando, por alguns instantes, pressione o botão “Controle de Mute”. Note que o botão assumirá uma interface (cor verde) indicando que o microfone foi bloqueado.Você continuará a ouvir o interlocutor da ligação e para voltar a ativar o microfone, pressione novamente o botão Voltar a falar.Você somente poderá suspender o microfone depois de iniciar uma ligação.

 

3.5.2 Rediscar:

O botão rediscar é muito utilizado como meio rápido de acesso aos últimos números discados.Ao pressionar o botão Rediscar, o último número é discado automaticamente.

 

3.5.3 DND (Não Perturbe-Do Not Disturb):

O botão DND, tem como objetivo simular uma linha ocupada para qualquer ligação recebida. Ao habilitar este recurso, todas as ligações que chegarem, receberão um tom de linha ocupada ou serão enviadas para a caixa de mensagens de voz. Para desbilitar o DND, basta clicar novamente no botão DND.

 

3.5.4 Gravação:

O botão “Controle de Gravação”, tem o objetivo de salvar o conteúdo de uma conversação em um arquivo para consultas posteriores.

Quando uma ligação é feita, o botão de gravação é ativado permitindo ao usuário iniciar uma gravação. Ao clicar ele ativa a função (aceso) e enquanto estiver neste estado, seu softphone estará gravando toda a conversação.

Para acessar as chamadas gravadas, clique no botão uma pasta será exibida permitindo o acesso a todas as chamadas gravadas.

3.6 Chamadas Simultâneas

Seu softphone Iksolution disponibiliza 4(quatro) canais de ligação que permitem a conversação com até 4 (quatro) interlocutores individualmente. O recurso de retenção de ligação permite que você atenda novas ligações sem a necessidade de desligar as ligações correntes.

 

Atendimento Simultâneo

Enquanto uma ligação está em andamento, você pode realizar uma nova ligação, sem desligar a anterior, utilizando os canais de ligação. Siga os passos abaixo para realizar uma ligação enquanto outra estiver em andamento.

1- Selecione um canal disponível;
Neste momento você ouvirá o tom de discagem

2- Digite o número do telefone que você deseja ligar ou utilize sua lista de contatos;

3- Pressione o botão Ligar ou a tecla ENTER do teclado de seu computador.
Enquanto estiver acessando o outro canal, a primeira ligação é automaticamente colocada em espera.

Você pode alternar o acesso entre as ligações clicando no botão correspondente ao canal. Quando desejar finalizar , basta clicar no botão Ligar ou pressionar a tecla ESC.

 

3.6.2 Conferência de Chamadas:

Seu softphone Iksolution permite fazer conferência de chamadas entre várias linhas distintas. Para realizar uma conferência siga os passos abaixo:

1- Através do Discador, faça uma ligação para o número desejado;

2- Após estabelecer comunicação com o primeiro número, clique no botão “Confer”;

3- Após clicar no botão “Confer”, digite o segundo número e aperte “Enter” ou clique no botão “Confer” novamente;

4- A ligação com o segundo número será estabelecida e a conferência estará em andamento.

 

3.6.3 Vídeo Conferência:

Seu softphone Iksolution permite a você fazer vídeo conferências entre diversas linhas diferentes. Siga as instruções abaixo para realizar uma vídeo conferência:

1- No painel do softphone Iksoltuion, ligue para o número desejado;

2- Após estabelecer a primeira ligação, clique no botão “Confer”;

3- Digite o segundo número a ser chamado e tecle ENTER ou clique no botão “Confer” novamente;

4- A ligação com o segundo número será realizada e a vídeo conferência ser concluída.

Lembre-se de habilitar sua câmera de vídeo (webcam) e confirmar se os outros participantes possuem câmera habilitada.

 

3.6.4 Transferência de chamadas

Para transferir uma ligação, siga os passos abaixo:

1- Após atender ou estabelecer uma ligação com outro número, clique no botão “Transf”

2- Digite o número para o qual a ligação deve ser transferida e aperte Enter ou clique no botão “Transf” novamente. A chamada será transferida para o número digitado.

 

3.6.5 Controle de chamada em espera

Ao clicar no controle de chamada em espera, a ligação entra em espera até que o controle seja desativado.

O controle assume a cor verde, como na figura ao lado: softphone-verde

 

3.7 Agenda Telefônica

Módulo destinado a criação de contatos telefônicos. Os contatos ficam armazenados na aba “Agenda” de seu softphone Iksolution.

Ao realizar duplo clique no contato da Agenda, seu softphone realiza uma ligação para o contato. O usuário pode clicar no botão botao-telefone para realizar uma chamada. A agenda possui um campo de busca, onde é possível encontrar contatos com maior facilidade.

 

3.7.1 Adicionando contato da agenda através do Histórico

Para adicionar um contato de agenda através do histórico, basta clicar com o botão direito sobre o registro de histórico e escolher a opção “Adicionar número na agenda” do menu.

Após selecionar esta opção, uma janela será exibida com os campos nome e número que devem ser preenchidos para agenda.

 

3.7.2 Editando contato da agenda

Para editar um contato da agenda, basta clicar com botão direito do mouse sobre o contato e escolher a opção “Editar” do menu.

 

3.7.3 Ligando para um contato da agenda

Para realizar uma ligação para um contato da agenda, basta realizar duplo clique no contato que deseja ligar ou pressione (botao telefone) e seu softphone irá automaticamente mudar para a aba “Discar” com a ligação sendo efetuada para o número escolhido.

 

3.7.4 Excluindo contato da agenda

Para excluir um contato da agenda telefônica, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o contato e escolher a opção “Excluir” do menu ou clicar no símbolo presente no contato. Após realizar uma dessas ações, uma janela será exibida pedindo confirmação da exclusão do contato selecionado.

 

3.7.5 Importando contatos de seu Outlook

Você pode importar os contatos de seu Outlook indo em Ferramentas e Assistente de importação de contatos, avançando até o final e importando os contatos desejados.

 

3.8 Utilizando o comunicador instantâneo e Lista de Presença

O softphone Iksolution, possui um módulo de comunicação instantâneo com lista de presença. Através dele é possível saber quem está on-line no momento e realizar chat de texto, voz/vídeo e enviar/receber arquivos. Na ilustração a seguir, é possível visualizar todos os elementos do módulo de comunicação.

 

3.8.1 Adicionando um contato

Para adicionar um contato, é preciso saber qual o e-mail utilizado pelo contato para acessar o softphone, assim como funciona outros comunicadores. Ao adicionar o contato, um pedido de autorização é enviado para o contato, esse pe- dido fica pendente até que o contato aceite. Só após a autorização é possível visualizar o status do contato na lista e estabelecer comunicação.

 

3.8.2 Trabalhando com Lista de Presença

Os usuários podem definir o status de sua presença para que os outros saibam. Seu softphone Iksolution possui 8 status que podem ser definidos pelo usuário. Ao escolher o status, o ícone é mudado e todos os usuários que possuem o contato verão o novo status definido. Os status são: On-line, Ausente, Ao telefone, Volto logo, Em reunião, Em horário de Almoço e Invisível.

 

3.9 Grupo de Contatos:

3.9.1 Criando grupo de contatos

Seu softphone Iksolution permite a criação de grupos para organizar a lista de contatos. Para criar um grupo, basta clicar no ícone e uma janela é exibida solicitando o nome do novo grupo.

 

3.9.2 Renomeando um Grupo

Para renomear um grupo, basta dar duplo clique sobre o nome do grupo ou clicar com o botão direito do mouse sobre o nome do grupo e selecionar a opção “Renomear” do Menu. O nome irá mudar para um campo editável onde o usuário pode digitar o novo nome do grupo.

 

3.10 Realizando conversa de Chat

O softphone da Iksolution permite conversas de chat entre contatos da lista de presença. Para iniciar uma conversa de texto, basta realizar um duplo clique no contato ou clicar com o botão direito do mouse sobre o contato e escolher a opção “Enviar mensagem instantânea”.Uma janela de chat será exibida com na ilustração abaixo:

A janela de chat funciona com o mesmo padrão de outros comunicadores instantâneos. Basta digitar a mensagem e clicar em “enviar” ou pressionar o “ENTER” e a mensagem é enviada ao contato desejado.

 

3.11 Enviando arquivos para um contato

Para enviar um arquivo para outro contato, basta clicar no ícone na janela de chat e uma janela de navegação será exibida permitindo a escolha do arquivo a ser enviado. Após escolher o arquivo, uma barra de progresso será exibida, demonstrando o progresso do envio do arquivo para o contato.

 

3.12 Realizando ligações entre contatos da lista de presença

O Iksolution permite realização de ligações entre contatos da lista de presença. Essas ligações podem ser realizadas diretamente da janela de chat e também podem ser iniciadas diretamente a partir da lista de contatos através do ícone ao lado do nome do contato. Neste caso seu softphone muda automaticamente para a aba de Discador já realizando a ligação desejada.

 

3.13 Utilizando o Histórico de Ligações

O histórico é o módulo reservado para armazenar os registros das últimas ligações realizadas e recebidas de seu softphone Iksolution.

Através do histórico é possível visualizar:

- Ligações realizadas ou recebidas
- Ligações atendidas ou não atendidas
- Ligações vistas ou não vistas
- Emissor ou interlocutor da ligação
- Data e horário da ligação
- Duração da ligação

 

3.13.1 Conhecendo os elementos de uma ligação

A ilustração abaixo exibe os principais elementos de uma ligação:

Tipo de ligação: Exibe a imagem referente ao tipo da ligação.
Existem 3 tipos de ligações:

Realizada e atendida

Recebida e atendida

Realizada e não atendida

Nome: Informa o nome do interlocutor. Como padrão o nome exibido é o nome registrado na lista de contatos. Caso o interlocutor não esteja cadastrado no seu catálogo de endereços, será exibido o nome informado por ele durante o seu registro.

Número: Informa o número do telefone Data e hora: Informa a data e horário da ligação Conferência: Informa quando uma ligação foi realizada com conferência, informa os números que participaram da conferência.

 

3.13.2 Discando para uma ligação realizada ou recebida

Para realizar uma ligação para um número no histórico, basta clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o registro do histórico e seu softphone muda para a aba de Discar com a chamada em andamento.

 

3.13.3 Excluindo uma ligação do histórico

Siga os passos abaixo para excluir uma ligação:

1- Abra o Histórico
2- Clique com o botão direito do mouse sobre a ligação desejada
3- Clique na opção Excluir registro ou no ítem que desejar e clique no ícone
4- Nos dois casos será exibida uma janela de confirmação, clique “Sim” para confirmar a exclusão.

 

3.13.4 Limpando o histórico de ligações

Siga os passos abaixo para limpar o histórico de ligações:

1- Abra o Histórico
2- Clique na opção Apagar Todos
3- Será exibida uma janela de confirmação, clique em “Sim” para confirmar a exclusão.

 

3.14 Configurações Avançadas (Menu Ferramentas)

O menu Ferramentas exibe diversas funções do seu softphone IKsolution que podem ser personalizadas para atender as suas preferências e necessidades. A figura abaixo demonstra o menu Ferramentas e suas funções:

Sempre visível:
Faz com seu softphone IKsolution fique sempre visível, a frente de qualquer janela que esteja aberta no sistema.

Assistente de Áudio:
Configura o dispositivo de áudio/som.

Executar Teste de rede:
Realiza teste de sua rede para verificar possíveis problemas.

Opções:
Conjuntos de opções para diversas customizações de seu softphone.

É dividido em Geral, Conexões e Sons. Esse ítem será apresentado mais adiante.

Informações do sistema:
Coleta informações do sistema para uso do suporte.

Habilitar o log:
Habilita o registro do log para uso do suporte.

Abrir arquivo de log:
Permite acesso ao arquivo de log gerado.

 

3.14.1 Opções

 

3.14.1.1 Geral

Executar seu softphone Iksolution automaticamente ao iniciar o Windows:

Desmarcar esta opção faz com que seu softphone só seja carregado por intervenção do usuário.

Abrir janela principal quando seu softphone for iniciado:
Desmarcar esta opção seu softphone deixa de exibir automaticamente a janela de discagem.

Efetuar logon automaticamente ao iniciar:
Esta opção não vem marcada como padrão.

Gravar Histórico:
Ao desmarcar esta opção seu softphone interrompe o salvamento do histórico.

Exibir emoticons:
Ao desmarcar essa opção seu softphone não exibirá mais os emoticons na aplicação.

 

3.14.1.2 Conexão

Essa janela permite ao usuário, configurar opções de conexão quando a rede possui algum tipo de proxy ou configuração opcional.

Existem 3 opções:

Conectar diretamente a internet;
Detectar automaticamente as configurações de proxy (quando existir);
Configurar o proxy manualmente (quando existir);

Conectar diretamente à internet:
O softphone assume não existir nenhum tipo de proxy e tenta acessar diretamente os serviços necessários.

Detectar automaticamente as configurações de proxy:
o software herda do browser padrão as configurações de proxy.

Configurar proxy manualmente:
é necessário informar todos os parâmetros de configuração de proxy.

 

3.14.1.3 Sons

Permite habilitar ou desabilitar sons do seu softphone e também alterar os sons.

 

3.14.2 Assistente de Áudio

Ferramenta que ajuda na configuração de áudio e microfone. Esse assistente é executado automaticamente na primeira execução do softphone após a instalação. O assistente de áudio é auto-explicativo e tem instruções passo a passo de como realizar cada etapa do assistente.

<<< Página 2 PÁGINA 3 Página 4 >>>